A maior e mais moderna escola pública de Ilhéus homenageará Arléo Barbosa
A Escola de Tempo Integral que está sendo construída pelo governo do estado no bairro da Barra do Itaípe, zona norte de Ilhéus, será denominada “Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa”. No Diário Oficial de hoje, o governador Rui Costa publicou portaria homenageando o historiador, atendendo a um pedido da vereadora e professora Enilda Mendonça, do Partido dos Trabalhadores.
A parlamentar apresentou requerimento na Câmara Municipal e o pedido foi acatado pelo governador. Contou também com o apoio do ex-secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues. Na justificativa, Enilda destacou que a iniciativa, para além de preservar a história, serve, também, para homenagear uma personalidade que, de forma positiva, contribuiu com grandes exemplos com a educação regional.
O professor Arléo Barbosa faleceu em fevereiro deste ano. De acordo com Enilda desde muito jovem iniciou um trabalho de pesquisa sobre a história de Ilhéus e da região. Foi através deste trabalho que foram geradas as primeiras cartilhas para o desenvolvimento do seu trabalho como professor de História, ampliando-se, depois, para sucessivas edições da obra “Notícia Histórica de Ilhéus”.
Arléo Barbosa também foi importante na formação dos primeiros professores licenciados em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e atuou nas principais instituições de ensino da cidade. É considerado um dos nomes mais importantes da literatura regional.